As especiarias apelam a um mundo maravilhoso, exótico, colorido, perfumado e as ervas aromáticas ou plantas dos nossos jardins (ditas hortícolas) ou das nossas montanhas acordam-nos os sentidos do paladar e do olfato. A gama de especiarias e ervas aromáticas Biodyssée oferece todos os incontornáveis para perfumar e ornamentar os seus pratos.

As nossas especiarias são selecionadas pelos nossos cuidadores, em colaboração com produtores históricos, atores da filial bio há várias décadas. O seu conhecimento da cultura à transformação, a implementação de processos rigorosos de rastreabilidade e de controlo e as nossas análises complementares efetuadas em França, garantem-nos produtos conformes às regras de segurança alimentar. As especiarias provêm essencialmente do Sri Lanka, as ervas aromáticas da União Europeia.

As nossas especiarias e aromáticas provêm de diferentes plantações e regiões, onde identificámos o melhor gosto e a melhor estação. Antecipando as vendas, os nossos projetos são planificados com os nossos produtores, com quem assumimos antecipadamente a compra, para obter matéria em plena colheita, previamente acertada e a bom preço.

As especiarias e ervas aromáticas Biodyssée são rigorosamente controladas por uma equipa técnica que realiza o acompanhamento das parcelas na produção, a fim de responder ao caderno de encargos da regulamentação europeia em termos de regulamentos específicos às especiarias / géneros alimentares, bem como às exigências da agricultura biológica. Uma vez acondicionadas, as especiarias e condimentos são novamente submetidos a análise em França, antes da distribuição.

Na Idade Média, o merceeiro vendia sobretudo especiarias que eram consumidas a título preventivo, para as pessoas manterem uma boa saúde e não ficarem doentes. Na Europa, é preciso esperar pelo fim do séc. XVII para distinguir merceeiro de farmacêutico.

A nossa gama de pimentas e de especiarias é exclusivamente proveniente dos jardins luxuriantes do Sri Lanka, onde crescem naturalmente todas estas especiarias ao longo das estações. Elas são colhidas por cada um dos fazendeiros nos seus terrenos. Depois, seguem um processo de secagem, triagem, bem como um dos mais rigorosos controlos de qualidade, respeitando as normas europeias implementadas pelo nosso parceiro. Só após as análises é que certas especiarias são reduzidas a pó exatamente antes da embalagem, garantindo assim a melhor qualidade. As especiarias em pó respeitam o mesmo caderno de encargos que as especiarias inteiras.