As plantas utilizadas nas tisanas Biodyssée são colhidas por produtores empenhados, com quem partilhamos valores humanos e ecológicos. Privilegiamos parcerias com produtores locais para levar até vós tisanas com paladar autêntico, oriundas das nossas regiões.
As tisanas Biodyssée são provenientes de cultura ou de colheita de plantas selvagens europeias, recentemente cortadas, a fim de conservar as suas características naturalmente digestivas, relaxantes ou desintoxicantes. As plantas vendidas a granel são colhidas exclusivamente nas nossas regiões francesas na primavera e no verão. Para os nossos produtores, a cultura das plantas faz parte de uma abordagem global para preservar a saúde dos nossos ecossistemas e promover a biodiversidade.
A Biodyssée seleciona a parte nobre da planta, dita “superior”, para conservar o seu sabor e benefícios autênticos.
Uma vez desfolhadas, as plantas são postas a secar alguns dias ao ar livre, ao abrigo da luz, para preservar a sua textura e cor. Da colheita ao consumo, damos uma grande importância à qualidade e à rastreabilidade dos nossos produtos, para vos dar o melhor das nossas regiões.
As plantas Biodyssée são apresentadas em corte herbático com algumas plantas inteiras, para facilitar a infusão. Este corte é determinado em função de cada planta, a fim de otimizar o seu sabor. Cada lote é minuciosamente trabalhado com plantas complementares, para obter uma infusão equilibrada. As plantas são cortadas imediatamente antes da sua embalagem e nunca são trituradas, a fim de maximizar os seus benefícios naturais.
No coração de inúmeros rituais, as plantas são, desde sempre, objeto de mitos e lendas. Por exemplo, a erva-cidreira era muito consumida sob a forma de tisana por certas civilizações, porque tinha a fama de afastar os vampiros. Nos quatro cantos do mundo, feiticeiros, magos e druidas valorizaram os seus conhecimentos graças a misteriosas receitas de plantas com poderes considerados sobrenaturais. Estas “poções mágicas” não são, contudo, uma mera invenção: os benefícios das plantas são bem reais e reconhecidos muito antes da invenção da medicina contemporânea. Atualmente, se já não servem para afastar vampiros, as plantas são mundialmente reconhecidas pelas suas qualidades purificantes e medicinais.
Assistimos atualmente a uma transformação do universo das tisanas, que já não são vistas apenas como remédios milagrosos contra todos os males. Cada vez mais sofisticadas e criativas, tornaram-se populares em França e representam atualmente uma bebida atrativa para todas as gerações, com um consumo médio anual de 130 chávenas por pessoa.